Antes de mais nada, nos posicionemos sobre a história da banda. O Alice In Chains se formou no final dos anos 80, na junção de ex-bandas de Layne Staley (vocais) e Jerry Cantrell (guitarras e vocais). A banda ainda incluía Mike Starr (baixo) e Sean Kinney (bateria). Rapidamente gravaram um EP de sucesso que os levou a gravar o primeiro disco, "Facelift". O álbum demorou a decolar, mas com a ajuda dos singles "Man In The Box" e "Sea Of Sorrow", alcançou o sucesso e ajudou a banda a obter um lugar na turnê "Clash Of The Titans", que traziam 3 dos Big Four: Anthrax, Megadeth e Slayer. Após a turnê, a banda retornou ao estúdio, com a intenção de gravar um novo álbum, mas acabou gravando faixas acústicas que acabaram se tornando o EP "SAP". Em
Para muita gente que encheu o saco dizendo que o novo vocalista do Alice In Chains não era bom, aqui eu tenho meio que um resumo falando sobre um disco com muita estrutura , riffs pesados e uma melodia moderna. Nesse Albúm , que foi o primeiro inédito desde "Alice in Chains" de 1995, se tem uma impressão de que muitas letras tem como destino remeter á lembrança de Layne Staley que faleceu em 2002 vítima de uma overdose.
O albúm começa com a pesada "All Secrets Know" , que mesmo mais lenta têm boa qualidade e tanto a voz de Jerry Cantrell como os backing vocals de William DuVall estão em tons acertados. "Check My Brain" talvez foi a música mais popularizada dessa nova fase, uma mistura Hard Rock com uma pitada de Rock alternativo.
O cd segue com "Last of My Kind", talvez a música onde mais percebamos a voz ativa de William DuVall e merece destaque também. A faixa "Your Decision" vem para quebrar esse ritmo com algo mais acústico e leve, dando um clima até mais animado, mas com uma letra que fala sobre escolher viver. "A Looking in View" é quase um grunge progressivo ( na minha opinião a melhor desse albúm), foi até o primeiro e clipe e single a ser lançada e mostra como a criatividade da banda continua em alta, e na época foi considerado algo épico misturado com Black Sabbath.
"When the Sun Rose Again" vem com clima mais agradável com tambores, violão e um estilo quase praiano de se fazer rock em comparação ás outras faixas. O Estilo mais Pesado retorna em "Acid Bubble" que além de um clima pesado , tem um marcante riff no meio da música, talvez o de mais destaque de todo o cd. Na sequência aparece "Lesson Learned" que é uma boa faixa , com algumas pitadas do rock mais moderno e um pouco mais rápido. "Take Her Out" é uma que até não tem muito destaque , mas não deixa de ser boa. "Private Hell" talvez seja a mais comovente e emocionante, por além de ter um estilo parecido com o antigo AIC , a voz de DuVall em certas partes lembra muito a de Layne .
A Faixa Homônima e final "Black Gives Way to Blue", uma bela homenagem a Staley conta com a participação de Elton John aos pianos, uma homenagem mais do que merecida á esse grande músico da década de 90.
Nenhum comentário:
Postar um comentário