sábado, 12 de novembro de 2011

Livro - According to The Rolling Stones

E aí gurizada que freqüenta o Rockzcity’s, sou a nova colunista da equipe, Natalia.
Como coluna de estréia, tenho para vocês dica de livro (já que o fim do ano está chegando e tem aquela coisa toda de presente de natal ou amigo secreto): “According to The Rolling Stones”.
Organizado por Charlie Watts, Dora Loewenstein (filha do gerente financeiro da banda) e Philip Dodd (que já publicou livros sobre o Nick Manson e U2), o livro é contado pelos próprios membros da banda: Mick Jagger, Keith Richards, Charlie Watts e Ronnie Wood.
Com depoimentos e fotos, o livro é completo e esclarece muitas dúvidas a respeito da morte de Jones, da tal rivalidade entre Stones e Beatles, drogas, do ingresso de Wood e de outros músicos que passaram pela banda  que começou em meados de 1962 e causaram uma revolução musical junto com  outras bandas da chamada “Invasão Britânica”
Algo que chamou atenção no livro foram os depoimentos de pessoas que trabalharam com os Stones como por exemplo Marshall Chess, que foi o primeiro presidente da Rolling Stones Records, o atual produtor da banda Don Was, a cantora Sheryl Crow que abriu dois shows da banda nas últimas duas turnê e de alguns fãs.
O livro que foi lançado em português apenas em 2011 e originalmente em inglês nos meados de 2002  tem uma leitura fácil, sem exigir muito do leitor (tenho dificuldade para me concentrar) e me lembra um pouco o Anthology dos Beatles, pelo formato: com a capa dura, grande e em vermelho bordô (com o símbolo dos Stones em baixo-relevo) , e uma capa removível que atrai nas vitrines e prateleiras.
O preço do livro não me agradou muito, mas como o comprei na Feira do Livro de Porto Alegre, consegui um desconto (rs). Claro, varia de loja para loja, mas a base é R$90,00 e causa um baita receio de comprar por causa do valor mas acaba valendo a pena, pois o produto em si compensa, com uma cronologia bem organizada em 12 capítulos e mais alguns detalhes como discografia e citações. A seguir, alguns trechos do livro para vocês:

“ Tenho uma lembrança muito clara de estar no Ealing Club e de tocar com Brian e Keith. As peles da bateria eram frouxas como um capacho por que tinha muita gente ali dentro – e o teto chegava a pingar.” – Charlie Watts em ‘62

“Todo mundo só falava em Beatles versus Stones  e toda essa bobagem, mas, entre nós era assim “Vocês lançam primeiro e a gente espera duas semanas”. A gente tentava não se atrapalhar; havia bastante espaço para as duas bandas.” – Keith Richards em ‘66

“Tem muita porcaria em Their Satanic Majesties Request. Tínhamos muito tempo livre, muita droga e nenhum produtor musical para nos dizer: “Já deu, muito obrigado, agora vamos terminar logo essa música?” Qualquer um solto em um estúdio teria feito um disco assim.” – Mick Jagger em ‘67

 “Acho que o importante era conseguir viver com eles, com os Stones. Quando pisei pela primeira vez no estúdio onde estavam sendo feitos os testes, eu disse: “Ok, vamos tocar essa – é assim”, e Charlie disse: “Ah, ele já está mandando em nós!” Foi a primeira frase dele pra mim.” – Ronnie Wood em ‘77




Por Natalia , Equipe Rockzcity

Nenhum comentário:

Postar um comentário